Conheça as melhores fotos já tiradas por astronautas em 20 anos da ISS

Há duas décadas, a Estação Espacial Internacional é a casa de vários astronautas de todo o mundo; confira algumas histórias e registros visuais desta experiência única

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 14/11/2020 15h11
Astronauta
A A A

A Estação Espacial Internacional recebeu seus primeiros visitantes no dia 2 de novembro de 2000. Ao longo dos últimos 20 anos, ela é a casa de diversos astronautas de todo o planeta, que registram um cotidiano extraordinário no espaço.


Milhares de fotografias de detalhes do planeta Terra foram tiradas neste período, capturando ângulos e perspectivas do nosso mundo que nunca tivemos a oportunidade de ver anteriormente. Além disso, as pessoas que por lá passaram guardam histórias, curiosidades e fatos inusitados que só se experimenta quando se vive a 400 quilômetros acima da terra firme.

Reprodução

Fotografia de Veneza, na Itália, registrada do espaço.  Foto: Nasa/Divulgação

Missões humanas no espaço acontecem há mais de meio século. Yuri Gagarin, primeira pessoa a ser lançada em órbita, registrou seu encantamento pelo que viu em um pedido pela preservação da Terra em meio as tensões da Guerra Fria: “Orbitando a Terra na nave, vi como é lindo o nosso planeta. Gente, vamos preservar e aumentar essa beleza, não destruí-la”.

Reprodução

Lago Mirim, que marca a fronteira entre o Brasil e o Uruguai, visto do espaço. Foto: Nasa/Divulgação

Steve Swanson, que participou de diversas missões espaciais pela Nasa, compartilha que detalhes cotidianos de sua vida mudaram ao residir em gravidade zero. “A primeira coisa que realmente notei é que sou um desastrado no espaço. Não consigo me mover bem. Demorou um pouco para não sentir que era apenas um idiota”, afirmou, com bom humor.

Já Mark Vande Hei comenta que, mesmo a simples tarefa de digitação em um computador pode ser perigosa no espaço: “A primeira vez que tentei digitar no teclado, lancei-me para o teto”.

Reprodução

Terra vista da Estação Espacial Internacional. Foto: Nasa/Divulgação

No entanto, a experiência mais poderosa e complexa vivida e relatada pelos astronautas era a visão da Terra do espaço. Muitos compartilharam que seu instinto inicial era procurar por locais conhecidos: seu país, a cidade natal ou uma região específica que significa algo em sua vida. Ao mesmo tempo, ao olhar de maneira ampla para o cenário do planeta, percebiam a imensidão do local que guarda toda a história da humanidade.

Reprodução

Vista do Lake Powell, nos EUA, do espaço. Foto: Nasa/Divulgação

Michael afirmou que, ao ver a Terra tão distante, procurou por locais familiares: “onde cresci, onde estudei, de onde meus pais vieram”. No entanto, quando via todo o planeta, tinha outra perspectiva: "tudo se resumia ao grande ângulo, onde se passou a totalidade da história humana.".

Fonte: Business Insider

Terra espaço ISS Ciência&Espaço fotos
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você