SpaceX_Elon_Musk

Elon Musk publica foto de produção de foguetes da SpaceX no Texas

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa 10/02/2020 22h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Imagem mostra componentes dos primeiros protótipos de aeronaves da companhia na base de South Texas Startship, em Boca Chica

No domingo (9), o CEO da SpaceX Elon Musk publicou em seu perfil no Twitter uma foto do interior da fábrica de espaçonaves South Texas Starships, em Boca Chica, no Texas. A imagem revelou mais detalhes sobre a linha de montagem da próxima geração de foguetes da companhia.


Há cerca de um mês, as estruturas de foguetes representadas na imagem compartilhada por Musk ainda não estavam prontas, e a cobertura do espaço que abriga o esqueleto das espaçonaves estava inacabada.

A base foi originalmente concebida para receber o primeiro complexo de lançamento em órbita dos Estados Unidos, para os foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy. Anunciada pela Spacex em 2014, as obras pouco evoluíram nos quatro anos seguintes.

No final de 2018, entretanto, o projeto para a construção de instalações básicas de lançamento e produção dos foguetes começou a avançar a passos largos.

Menos de seis meses depois, o primeiro protótipo da linha Starship - conhecido como Starthooper, fez um breve teste ignição marcando a primeira experiência da companhia no sul do Texas. 

Agora, a SpaceX está trabalhando incessantemente para erguer uma fábrica de foguetes em escala real e construir o que pode vir a ser a primeira nave da classe Starthopper.

Segundo Elon Musk, a companhia já completou efetivamente três das partes mais difíceis de seu primeiro protótipo da espaçonave SN01. Enquanto duas cúpulas de tanques de combustível já estão sendo construídas para equipar uma segunda nave (SN02)

Reprodução

A foto revela ainda que a SpaceX parece ter construído a primeira verdadeira linha de montagem de espaçonaves, expandindo o trabalho em um único tipo de protótipo de cada vez para a produção em série dos principais componentes.

Na imagem das três cúpulas de tanques, é possível ver claramente duas delas já completas. Elas já foram transportadas para fora da cobertura e integradas com segmentos de anéis acabados, formando duas metades do tanque completo de metano líquido (LCH4) do foguete SN01.

Foto: Nasaspaceflight

Já na parte traseira da tenda, também estão em andamento os trabalhos de vários anéis de tanque da nave estelar SN01. No centro, os técnicos estão equipando o motor e a 'saída' da SN01, em que a cúpula do tanque de fundo será acoplada a três - ou até seis - motores Raptor.

À esquerda, uma pilha de dois anéis parece estar guardada de lado, enquanto outro par de anéis está sendo soldado com a ajuda de uma mesa giratória.

Fora da cobertura mostrada por Musk na foto, os empreiteiros da SpaceX parecem estar a poucos dias completar um segundo empreendimento semelhante ao prédio já existente, para também abrigar as operações de fabricação de foguetes.

Nasa

A empresa ainda trabalha no que se supõe ser um Edifício de Montagem de Veículos - uma estrutura potencialmente maciça que protegerá as naves estelares verticais e os impulsionadores Super Heavy, enquanto os funcionários continuam os trabalhos nos foguetes já concluídos.

Fonte: TeslaRati

foguete spaceX elon musk espaçonaves Ciência&Espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você