Estudante de 22 anos descobre dois planetas usando inteligência artificial

Uma equipe liderada por Anner Dattilo na Universidade do Texas em Austin criou um algoritmo de IA para filtrar os dados do telescópio Kepler

Bruna Lima, editado por Lucas Carvalho 08/04/2019 10h08
Kepler
A A A

Descobrir novos planetas não é uma tarefa fácil, principalmente que ainda há muito do espaço a ser desvendado. Hoje, os telescópios espaciais da NASA e de outros órgãos científicos já reúnem uma quantidade de dados gigante, que levarão anos para serem analisados. Entretanto, Anne Dattilo, estudante da Universidade do Texas, em Austin, decidiu otimizar o trabalho, e com com a ajuda da Inteligência Artificial(IA) para estudar dados do telescópio espacial Kepler (também da NASA), encontrou dois novos exoplanetas.


A menina, de apenas de 22 anos, liderou pesquisadores que projetaram um algoritmo de computador capaz de detectar os fracos indícios de planetas orbitando estrelas, usando o telescópio Kepler. Esse último acabou desenvolvendo problemas mecânicos e, enquanto coletava dados durante uma missão (a K2), os algoritmos tradicionais de detecção de planetas simplesmente não funcionavam devido ao movimento do sensor. 

Assim, era exigido uma IA especialmente projetada para levar em conta esse movimento e efetivamente cancelá-lo, permitindo que o computador identificasse as quedas no brilho associadas a um planeta passando em frente a uma estrela distante. Os dois planetas que a equipe de Dattilo encontrou "são ambos muito típicos dos planetas encontrados no K2", disse ela. “Eles são muito próximos de sua estrela anfitriã, têm períodos orbitais curtos e são quentes. Eles são ligeiramente maiores que a Terra”.

Agora, o novo algoritmo de AI deve continuar a ajudar os astrônomos a encontrar muitos outros planetas perdidos e escondidos no Kepler e em outros conjuntos de dados. Os dois novos planetas descobertos são chamados de K2-293b e K2-294b e estão a cerca de 1.300 anos-luz da Terra. Agora eles podem ser adicionados ao legado do Kepler, que detectou mais de 2.500 planetas durante suas múltiplas missões de observação.

 

Via: BGR

Nasa
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você