Ciência e Espaço

Energia

Geólogos buscam energia limpa infinita no centro da Terra

Nina Gattis, editado por Cesar Schaeffer 14/02/2020 19h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Fonte seria fluido corrosivo que mistura substâncias líquidas e gasosas

Uma equipe de geólogos está escavando uma área no centro da Itália em busca de um suprimento funcional e ilimitado de energia limpa. Por enquanto, o grupo já atingiu 3 km de profundidade, mas ainda não encontrou o que está procurando.


A intenção da equipe composta por especialistas italianos e suíços é alcançar o horizonte K, uma profundidade em que eles esperam encontrar reservatórios de fluidos altamente pressurizados. Segundo a revista Wired, seria “uma das formas de energia renovável mais densas em energia do mundo”.

Os geólogos estão no caminho certo, mas podem haver alguns empecilhos. O primeiro é que é difícil cavar tão fundo sem causar um terremoto no caminho. Contudo, os especialistas estão otimistas quanto a isso e até publicaram uma pesquisa na revista acadêmica JGR Solid Earth para provar que é possível.

O outro problema está relacionado à própria fonte de energia. Conhecida como fluido supercrítico, ela faz jus ao nome: “Os fluidos são muito corrosivos e dissolvem muitas coisas da rocha com as quais você precisa lidar”, explicou Susan Wty, cofundadora da empresa geotérmica Alta Rock Energy.

Os tais fluidos supercríticos são bem incomuns, portanto, mesmo que o grupo encontre a fonte de energia na Itália, é impossível garantir que outros lugares do planeta desfrutarão das mesmas condições.

Via: Futurism

Energia Ciência energia renovável planeta terra Ciência&Espaço
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você