Hubble encontra rosto assustador nas profundezas do espaço

Colisão entre galáxias do mesmo tamanho, como registrada na imagem, é incomum. Seu estudo pode dar pistas sobre o futuro da Via Láctea

Rafael Rigues 29/10/2019 10h34
Rosto Galáxias Arp-Madore
A A A

Parece que não foi só o Sol que resolveu entrar em clima de Halloween neste ano. Galáxias também querem brincar, como mostra uma imagem do sistema Arp-Madore registrada pelo telescópio espacial Hubble em Junho e divulgada nesta semana, para celebrar a data.


Os olhos flamejantes são na verdade duas galáxias em rota de colisão, a 704 milhões de anos-luz daqui. O contorno da face é um anel de gás e estrelas causado pela colisão. O sistema é interessante porque é raro que colisões envolvam duas galáxias do mesmo tamanho: geralmente há uma menor e uma muito maior.

Reprodução

A imagem foi feita por um programa que permite que os astrônomos aproveitem “tempo livre” do telescópio espacial Hubble para estudar a interação entre galáxias incomuns. A análise de colisões, como em Arp-Madore, pode nos dar pistas importantes sobre a evolução das galáxias e até sobre o nosso futuro, já que nossa galáxia, a Via Láctea, irá colidir com Andrômeda em 4 bilhões de anos.

Fonte: Hubble Space Telescope

Nasa espaço Galáxia hubble
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você