Mercúrio

Mercúrio passa em frente ao Sol, veja ao vivo

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer 11/11/2019 09h28
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Fenômeno só vai acontecer novamente em 2032

Na manhã de hoje (11), um evento extremamente raro acontece no espaço: Mercúrio vai passar bem em frente ao Sol.


O fenômeno será dividido em três partes, o chamado primeiro contato, quando a sombra do planeta começa a passar na frente do Sol, aconteceu por volta de 09h35 (horário de Brasília). O segundo contato, que se caracteriza quando o planeta já está totalmente na frente da gigante estrela, começou dois minutos depois, quando foi possível ver um pequeno ponto na frente do Sol.

O terceiro e último contato, quando a borda leste de Mercúrio atinge a borda direita da estrela, começa apenas às 15h02, aproximadamente. A partir daí, teremos mais dois minutos para ver um pedacinho de Mercúrio em frente ao Sol. É bom aproveitar a oportunidade, já que a próxima vez que o fenômeno acontecerá, será dia 13 no novembro de 2032.

A chance incomum pode ser vista de quase todos os países do mundo, incluindo o Brasil. Para observar o trânsito do planeta, é necessário utilizar equipamentos especiais. O evento não é visível a olho nu, e mesmo com um telescópio você precisa de algum tipo de filtro especial para observação solar.

Se você não possuir todo o equipamento necessário, também será possível acompanhar pela internet:

 

Essa é apenas a quarta vez que o fenônemo acontece nesse século, a última foi em maio de 2016.

 

Via: Space

espaço Sol Mercúrio
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você