Meteoro cai na Bahia e assusta moradores durante a noite de segunda

Vídeo mostra momento em que corpo celeste chegou ao estado baiano; moradores relataram som e luz fortes

Leticia Riente, editado por Daniel Junqueira 27/10/2020 13h03
Meteoro cai na Bahia e assusta moradores durante a noite de segunda
A A A

Um meteoro passou pelo céu da Bahia na noite de segunda-feira (26) e assustou moradores do interior do estado. O clarão foi visto nas cidades de Ipirá, Itaberaba e Ituberá. Ainda não se sabe se o corpo celeste atingiu o solo ou se desfez por inteiro quando entrou na atmosfera da Terra. O evento foi registrado em vídeo.


De acordo com moradores da região, um clarão, como uma bola de fogo, foi visto no momento da chegada do meteoro. Um grande estrondo também acompanhou a queda. Por volta das 21h30, o fenômeno ocorria entre o mar de Pratigi e o Morro de São Paulo.

"O tremor foi intenso, as janelas de casa trepidaram mesmo. Cheguei a pensar que um botijão de gás tinha estourado", disse um morador.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e Diretor Técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o corpo celeste atingiu as camadas mais baixas da atmosfera e que, por isso, houve a maior propagação do som do evento. Sobre o tremor, Zurita ainda explicou que não foi a terra em si que tremeu, mas sim janelas e paredes.

O presidente da APA ainda afirma que o caminho feito pelo meteoro foi bastante inclinado em relação ao solo. "Não sabemos se ele chegou a atingir o solo ou se foi completamente consumido pela passagem atmosférica. Mas, pelas imagens, imaginamos que provavelmente alguns fragmentos, não muito grandes, chegaram ao solo. A probabilidade de que causem algum dano é muito pequena", tranquilizou Zurita.

Meteoro no Rio Grande do Sul

No começo do mês, outro meteoro visitou a cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. A Bramon afirmou, em nota, que o meteoro corresponde a um superbólido, que brilha mais intensamente que a Lua cheia. De acordo com a organização de moradores da região relataram que postes de iluminação pública chegaram a desligar.

Os bólidos são caracterizados por apresentarem uma magnitude igual ou superior a -4 e explodir durante a queda. O ponto de referência é o nível 0 e números negativos indicam um brilho mais intenso.

Via: Uol

Vídeo meteoro Ciência&Espaço bahia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você