Musk: SpaceX inicia produção do foguete Super Heavy esta semana

Três vezes mais potentes do que o Falcon Heavy, os novos foguetes levarão os astronautas a bordo da Starship para a Lua, Marte e outros destinos no espaço profundo

Renato Mota 01/09/2020 14h09
Super Heavy na Starship
A A A

Os foguetes da categoria Super Heavy da SpaceX, que serão usados no lançamento da Starship em viagens a Marte, Lua e viagens hipersônicas ao redor do mundo, terão seu primeiro protótipo fabricado, no mais tardar, "esta semana", de acordo com o CEO da empresa, Elon Musk, na conferência virtual "Humans to Mars".


Ainda em desenvolvimento, os foguetes Falcon Super Heavy terão 70 metros de altura, 9 metros de diâmetro e de 24 a 37 propulsores Raptor - será o maior e mais poderoso foguete líquido já construído. Para comparação, o Falcon 9 que levou dois astronautas à Estação Espacial Internacional tem 70 metros de altura, 3,7 metros de diâmetro e 9 motores Merlin 1D+, muito menos potentes.

De acordo com Musk, o objetivo da SpaceX é que o booster tenha um impulso de 7,5 mil toneladas, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V (usado nas missões Apollo e Skylab) e do soviético N-1, além de três vezes o impulso do Falcon Heavy, da própria SpaceX.

SpaceX/Divulgação

Primeiro protótipo da Starship. Imagem: SpaceX/Divulgação

O mais recente protótipo da nave estelar da SpaceX voou por apenas cerca de 150 metros, mas Musk garante que pode começar a construção do booster para a Starship ainda esta semana. "Isso vai ser muito legal", disse Musk no "Humans To Mars".

Porém, voos mais longos da Starship só devem acontecer no próximo ano. "Os primeiros podem não funcionar", disse Musk. "Este é um território inexplorado. Ninguém nunca fez um foguete orbital totalmente reutilizável. Essa é a porta de entrada para a galáxia ou pelo menos o Sistema Solar”, completou o empresário.

Via: Teslarati/CNet

Marte foguete spaceX elon musk Lua falcon 9 Falcon Heavy Ciência&Espaço exploração espacial
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você