Nasa conclui construção do núcleo do foguete SLS

Seção central do foguete que levará astronautas à Lua será levada de barco até o Mississípi, onde será submetido aos primeiros testes

Rafael Rigues 09/01/2020 12h16
Seção central do foguete SLS
A A A

A Nasa concluiu a construção da seção central do Space Launch System (SLS), item crucial de seus esforços para realizar uma missão tripulada à Lua já em 2024, como parte do Programa Artemis.


Quando completo o SLS será mais poderoso que o icônico Saturn-V, que levou o homem à Lua durante as missões Apolo na década de 70. Em desenvolvimento há mais de uma década, o SLS é um projeto controverso que já passou por vários atrasos e estouros no orçamento: seu lançamento inicial estava programado para 2017.

O núcleo do SLS foi construído na Michoud Assembly Facility em Nova Orleans, Louisiana. Agora será transportado de barco (já que é grande demais para ferrovias ou rodovias) até o Stennis Space Center no Mississípi. Lá, será submetido a um teste chamado “Green Run”, nome dado à primeira vez em que os 4 motores serão acionados simultaneamente, alimentados pelos tanques de combustível na seção central.

Depois do teste o núcleo será transportado para o Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, na Florida. Lá a parte superior do foguete será montada sobre ele, e a cápsula Orion, onde ficarão os astronautas, será colocada sobre tudo isto.

A primeira missão do foguete, chamada Artemis I, ainda não tem data para acontecer e não será tripulada. O objetivo é testar todos os equipamentos durante um lançamento real e no espaço. A Nasa espera realizar um voo tripulado um ano depois desta missão.

Fonte: Nasa

Nasa espaço foguete Lua espaçonave
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você