NASA detecta explosão de meteoro equivalente a 10 bombas de Hiroshima

O evento ocorreu na Rússia e passou perto da rota de aviões

Bruna Lima, editado por Camila Rinaldi 19/03/2019 12h00
Asteroide
A A A

Uma enorme bola de fogo apareceu na atmosfera da Terra. Isso é o que indica a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que constatou que, em dezembro do ano passado, houve a explosão de um enorme asteroide, considerado o segundo maior do seu tipo em 30 anos. O incidente ocorreu sobre o Mar de Bering, na península de Kamchatka na Rússia. Essa explosão foi o equivalente a 10 vezes a energia liberada pela bomba atômica de Hiroshima, e foi semelhante ao meteoro Chelyabinsk, que passou pelo mesmo país há seis anos.


Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da Nasa, disse ao canal BBC News que um evento deste tipo só é esperada duas ou três vezes a cada 100 anos. Ela ainda afirma que o ocorrido veio em uma área não muito distante das rotas usadas pelos aviões comerciais que voam entre a América do Norte e a Ásia.

Um dos fatores que fez o meteoro passar despercebido foi pela quantidade de água presente na Terra e por conta da região em que o fato aconteceu. "Isso foi 40% da liberação de energia de Chelyabinsk, mas foi sobre o Mar de Bering, então não teve o mesmo impacto ou apareceu nas notícias", disse Kelly Fast, gerente de programa de observações de objetos próximos à Terra, da Nasa.

Por volta do meio-dia, horário local, em 18 de dezembro, o asteroide atravessou a atmosfera a uma velocidade de 32 km/s, em uma trajetória de sete graus. Medindo vários metros, a rocha espacial explodiu a 25,6 km acima da superfície da Terra, com uma energia de impacto de 173 quilotoneladas.

Os satélites militares pegaram a explosão no ano passado, e a Nasa foi notificada sobre o evento pela Força Aérea dos EUA. O fato serve como um alerta para nos lembrar que objetos maiores podem colidir com a Terra sem aviso prévio, e reforçou a necessidade de monitoramento aprimorado.

Fonte: BBC

Nasa Asteroide
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você