Nasa divulga impressionante foto de Marte feita há 23 anos

Panorama foi feito a partir de sete fotos separadas capturadas pela missão Pathfinder em 1997, e combinadas pela Nasa

Rafael Rigues 03/09/2020 11h31
Panorama de Marte
A A A

A Nasa divulgou uma impressionante foto de Marte, feita a partir de imagens originalmente capturadas pela missão Pathfinder, que explorou o planeta vermelho durante 85 dias em 1997.


A imagem mostra em primeiro plano um terreno coberto por rochas, e ao fundo dois montes que foram apelidados de Twin Peaks (Montes Gêmeos). Eles têm cerca de 30 metros de altura e ficam a cerca de 1 km do local do "lander", o módulo de pouso que serviu como estação base para a missão. A missão também levou um pequeno rover, o Sojourner, que foi o primeiro veículo sobre rodas a circular em outro planeta.

A foto é na verdade uma combinação de sete outras imagens que foram capturadas pela câmera IMP no lander, feitas com diferentes filtros de cor. Elas foram aumentadas em 500% e combinadas usando o Photoshop para produzir um "panorama pancromático com super resolução" que é mais nítido do que as imagens individuais.

Reprodução

Panorama de Marte mostra os Montes Gêmeos ao fundo. Foto: Nasa

O panorama foi colorizado com base nas imagens feitas com filtros vermelhos, verdes e azuis na mesma sequência, e o equilíbrio de cores foi ajustado para se aproximar das cores reais da superfície marciana.

Outro panorama

Em março deste ano o rovert Curiosity capturou e enviou o panorama de maior resolução da superfície do Planeta Vermelho já feito até hoje. A composição de mais de mil imagens tiradas em novembro passado tem 1,8 bilhão de pixels, e 2,43 GB de tamanho (clique por sua própria conta e risco). E é de tirar o fôlego.

A foto panorâmica mostra "Glen Torridon", a região ao lado do Monte Sharp que Curiosity estava explorando. A equipe da missão aproveitou a folga do feriado de Ação de Graças de 2019 (entre 24 de novembro e 1º de dezembro) para fazer a imagem. Sem ter muito o que fazer enquanto aguardava os pesquisadores retornarem e fornecerem seus próximos comandos, o rover utilizou a câmera de seu braço mecânico para registrar seus arredores do mesmo ponto de vista por vários dias seguidos.

Reprodução

Panorama de Marte capturado pelo rover Curiosity. Foto: Nasa

Foram necessárias mais de 6,5 horas diárias, ao longo dos quatro dias, para que o Curiosity captasse as fotos individuais. "Enquanto muitos em nossa equipe estavam em casa jantando com suas famílias, o Curiosity produziu este banquete para os olhos", disse Ashwin Vasavada, cientista de projetos do Curiosity no Jet Propulsion Laboratory da NASA, que lidera a missão do rover Curiosity.

 

Nasa Marte espaço missão espacial nave espacial sonda espacial espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você