Cometa

Nasa registra explosão de um cometa; confira

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 06/12/2019 09h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A explosão foi capturada pelo satélite TESS, da Nasa

O satélite TESS, caçador de exoplanetas da Nasa, conseguiu capturar um vislumbre de uma "explosão de um cometa", que é um evento cósmico no qual um cometa espontaneamente se consumiu em uma brilhante explosão.


O satélite capturou imagens em formato de "time lapse", de acordo com um comunicado emitido pela Nasa. A filmagem apresenta imagens granuladas, mas é um vislumbre raro de um acontecimento que, segundo os astrônomos, pode finalmente ajudar a revelar o que causa as explosões misteriosas.

Nasa

Atualmente, existem duas teorias sobre o que pode causar a explosão de um cometa. Ambas estão relacionadas ao vapor da superfície do gelo que, ao impulsionar a rocha espacial, acaba entrando em combustão.

Embora ainda não se tenha certeza de qual teoria está certa, análises futuras podem usar como base os dados fornecidos nessa captura da Nasa.

Uma das possibilidades mais aceitas para esse fenômeno diz respeito ao momento no qual uma onda de calor atinge os pontos gelados e instáveis de um cometa, isso provocaria uma explosão repentina. Outra possibilidade é que, de repente, o gelo do cometa fica exposto, e é rapidamente vaporizado pelo Sol.

"Não podemos prever quando as explosões de cometas começarão", disse Tony Farnham, astrônomo e pesquisador chefe da Universidade de Maryland. "Mas, mesmo que tivéssemos a oportunidade de agendar essas observações, não poderíamos ter feito melhor em termos de tempo. A explosão aconteceu apenas alguns dias após o início das observações", finalizou.

Fonte: Nasa

Nasa espaço cometa
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você