Planeta rochoso de três sóis pode ter atmosfera própria

A pesquisa foi feita com auxílio do Satélite de Pesquisas de Exoplanetas em Trânsito, da Nasa

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer 24/10/2019 13h07
Planeta com três sóis
A A A

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts, Estados Unidos, avistou um planeta rochoso com três sóis que pode ter uma atmosfera. A equipe utilizou dados do Satélite de Pesquisas de Exoplanetas em Trânsito (TESS, sigla em inglês), da Nasa.

Isso poderia nos dar uma ideia sobre as condições em planetas interestelares, que, como a Terra, têm suas atmosferas. Porém, infelizmente, essa "super Terra" é simplesmente quente demais para conter as condições de vida.

O planeta tem 1,38 vezes o tamanho da Terra e fica a mais de 22 anos-luz de distância. O Olhar Digital detalhou a descoberta do planeta rochoso.

Quanto à chance do planeta apresentar oxigênio em sua atmosfera, a pesquisadora Jennifer Winters não se mostra muito esperançosa. "Não está na zona habitável de sua estrela, está muito perto e muito quente; mas se é possível que exista oxigênio na atmosfera que possa vir de outras fontes além da vida, é bom saber".

Mesmo assim, o estudo do planeta é extremamente válido. "É um dos melhores exemplos de um planeta rochoso que talvez tenha uma atmosfera que podemos estudar e ver do que é feita".

A equipe espera localizar o planeta e analisar sua atmosfera quando ele passar na frenta de sua estrela principal, isso deve acontecer em alguns meses.

Nasa Harvard planeta Exoplanetas Sol Planetas atmosfera sóis
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.