SpaceX Starship

Quarto protótipo da Starship aciona seu propulsor pela primeira vez

Rafael Rigues 06/05/2020 14h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Starship SN4 completou com sucesso um teste de disparo estático, quando o propulsor é acionado com a espaçonave presa ao solo. Próximo objetivo é um voo até 150 metros de altura

Pouco mais de uma semana após ser aprovado em um teste de pressurização, o quarto protótipo da Starship da SpaceX, batizado de SN4, completou com sucesso nesta quarta-feira (06) seu primeiro teste de disparo estático (static fire), quando seu propulsor Raptor foi acionado com a espaçonave presa ao solo. O sucesso foi celebrado por Elon Musk em um post no Twitter.


O teste, que pode ser visto no vídeo abaixo, durou cerca de três segundos. O objetivo é se certificar de que todo o sistema de propulsão da espaçonave funciona como projetado, antes de um teste mais ambicioso envolvendo uma decolagem.

O próximo desafio para a SN4 é um teste não tripulado, quando ela deve voar a uma altura de 150 metros e retornar à plataforma de lançamento. Depois disso será a vez do quinto protótipo, SN5, entrar em ação. Equipada com três propulsores Raptor, ela deve chegar a uma altitude de até 20 km, se tudo correr de acordo com o plano.

A Starship é crucial para o plano de Elon Musk de estabelecer uma colônia em Marte com 1 milhão de habitantes já em 2050. Entretanto, o próprio executivo reconhece que este é um objetivo ambicioso, e teme que sua empresa não consiga chegar ao planeta antes dele morrer.

Fonte: Space.com

espaço foguete foguete spaceX nave espacial Starship espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço corrida espacial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você