Robô da Nasa levara até Marte uma homenagem aos profissionais de saúde

Placa de alumínio servirá como lembrança das pessoas que, na luta contra a Covid-19, colocaram seu bem-estar pessoal em risco pelo bem dos outros

Rafael Rigues 18/06/2020 10h13
Perseverance
A A A

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (17) que o rover Perseverance, que vai explorar a superfície de Marte a partir de fevereiro de 2021, levará consigo uma pequena homenagem aos profissionais de saúde que lutam contra a pandemia de Covid-19.


A placa de alumínio enegrecido mede 8 x 13 cm e traz estampada em branco a imagem do cajado e da serpente, símbolos da medicina, sustentando o globo terrestre, de onde uma espaçonave é lançada. Ela será fixa na lateral esquerda do rover, entre a roda central e a traseira.

“Queremos demonstrar nossa gratidão por aqueles que colocaram seu bem-estar pessoal em risco pelo bem dos outros”, afirmou Matt Wallace, gerente de projetos da Perseverance, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia. “Esperamos que quando gerações futuras viajarem a Marte e encontrarem nosso rover, elas sejam lembradas de que essas pessoas exisitiram na Terra no ano de 2020”.

Com lançamento programado para 20 de julho de 2020, o Perseverance deve pousar na cratera Jezero, que os cientistas acreditam ser a localização de um antigo lago, em fevereiro de 2021.

Sua missão é analisar o solo marciano, em busca de evidências de que o planeta já abrigou vida no passado. O rover também carregará consigo um pequeno helicóptero experimental, que será a primeira aeronave a rotor em Marte.

Fonte: Space.com

Marte espaço missão espacial sonda espacial espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial perseverance
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você