Rover Mars 2020 consegue sua 'carteira de motorista'

Rover completou seus primeiros testes em uma pista fechada no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia. Sua próxima "volta" será na superfície de Marte

Rafael Rigues 19/12/2019 10h21
Rover Mars 2020
A A A

O rover Mars 2020, que irá explorar o planeta vermelho a partir de fevereiro de 2021, ganhou nesta semana sua “carteira de motorista”. O veículo completou nesta terça-feira (17) uma bateria de 10 horas de testes, onde andou para frente, para trás e deu voltas em uma pista construída em uma sala limpa no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa em Pasadena, Califórnia.


"O Mars 2020 ganhou sua carteira de motorista", disse Rich Rieber, engenheiro líder de sistemas de mobilidade da Mars 2020. "O teste provou sem sombra de dúvida que o rover pode operar sob seu próprio peso e demonstrou pela primeira vez muitas das funções de navegação autônoma. Este é um marco importante para a missão".

Embora tenha aparência similar, o rover da Mars 2020 tem vários upgrades em relação ao Curiosity, que explora Marte há sete anos. Entre eles, mais câmeras a cores e computadores de bordo mais poderosos, que lhe permitem tomar mais decisões de forma autônoma e percorrer até 200 metros de terreno por dia.

Programada para ser lançada em julho ou agosto de 2020, a missão Mars 2020 buscará sinais de vida microbiana passada, caracterizará o clima e a geologia de Marte, coletará amostras para futuro retorno à Terra e abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho. O pouso está programado para 18 de Fevereiro de 2021, em uma área de Marte conhecida como Cratera Jezero.

Fonte: Nasa

Nasa Marte espaço missão espacial mars 2020 exploração espacial
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você