Rover Perseverance viaja rumo a Marte nesta quinta; veja como assistir

Mars 2020 é a terceira e última das missões ao planeta programadas para este mês; Pouso na cratera Jezero, no hemisfério norte marciano, acontecerá em fevereiro de 2021

Rafael Rigues 27/07/2020 11h59
rover Mars 2020
A A A

O rover Perseverance vai iniciar sua jornada rumo a Marte nesta quinta-feira às 08h50 (horário de Brasília). O veículo é a estrela da missão Mars 2020 da Nasa, uma das três missões de exploração do planeta vermelho programadas para este mês.


A decolagem, a bordo de um foguete Atlas V partindo da base de Cabo Canaveral, na Flórida, será transmitido ao vivo pela Nasa a partir das 08h00 e aqui no Olhar Digital a partir das 08h35. A janela de lançamento desta quinta-feira se estende por duas horas, ou seja, até as 10h50. Por enquanto, a estimativa é de 80% de chance de condições climáticas favoráveis no período.

A Nasa tem até 15 de agosto para lançar a Mars 2020. Depois desta data Marte deixa de ter um alinhamento favorável com a Terra, e será necessário esperar até 2022 pela próxima oportunidade.

O pouso do Perseverance na cratera Jezero, no hemisfério norte de Marte, está programado para 18 de fevereiro de 2021. Começa aí um período de ao menos um ano marciano (cerca de dois anos terrestres) de exploração do local, em busca de sinais de vida passada. Assim como ocorreu com a Curiosity, a missão pode ser estendida indefinidamente, enquanto o hardware e bateria do rover funcionarem.

Além de câmeras, sensores e instrumentos, o Perseverance levará a Marte um pequeno helicóptero chamado Ingenuity. Se funcionar, ele será a primeira aeronave a rotor a voar em outro planeta, e poderá ajudar na exploração fazendo imagens aéreas dos arredores.

Outro experimento, chamado Moxie, tentará gerar oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera do planeta, algo essencial em futuras missões de colonização e exploração.

Também estão a bordo uma lista com 10,9 milhões de nomes de entusiastas do espaço, coletados em um site da Nasa, e uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19.

Além dos EUA, os Emirados Árabes Unidos também enviaram uma missão a Marte. A Hope decolou em 19 de julho, contendo um satélite que irá explorar o clima do planeta. Já a China enviou a Tianwen-1 na última quinta-feira (23), contendo tanto um satélite de observação quando um rover de exploração.

 

Nasa Marte missão espacial nave espacial sonda espacial espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial corrida espacial perseverance
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você