CHEOPS

Satélite caçador de exoplanetas envia a primeira imagem; confira

Matheus Luque 12/02/2020 08h57
Compartilhe com seus seguidores
A A A

CHEOPS foi lançado ao espaço no final do ano passado

O satélite CHEOPS, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para observar mundos alienígenas, enviou sua primeira imagem:


Reprodução

"As primeiras imagens que estavam prestes a aparecer na tela foram cruciais para podermos determinar se a ótica do telescópio havia sobrevivido ao lançamento do foguete em boa forma", afirma Willy Benz, professor de astrofísica da Universidade de Berna, na Suíça, que trabalhou em parceria com a ESA no lançamento do satélite. "Quando as primeiras imagens de um campo de estrelas apareceram na tela, ficou imediatamente claro para todos que realmente tínhamos um telescópio em funcionamento", completou.

Essa primeira imagem não apenas confirma que o CHEOPS está funcionando corretamente, mas também supera as expectativas criadas antes de seu lançamento. A primeira foto "é mais suave e mais simétrica do que esperávamos após as medições realizadas em laboratório", disse Benz. Ele acrescentou que "essas análises iniciais promissoras são um grande alívio e também um impulso para a equipe".

 

A imagem em si é tremida, mas isso já era esperado, já que o telescópio havia sido intencionalmente desfocado para permitir melhor precisão fotométrica. Desfocar o telescópio permite maior precisão porque suaviza a luz em muitos pixels, de acordo com declaração da equipe.

Portanto, embora a imagem não seja tão clara, é precisa, o que é importante para a sonda detectar pequenas mudanças no brilho das estrelas fora do nosso sistema solar.

A equipe continuará testando o telescópio e examinando as imagens captadas nos próximos meses. "Analisaremos muito mais imagens em detalhes para determinar o nível exato de precisão que pode ser alcançado pelo CHEOPS nos diferentes aspectos do programa de ciências", acrescenta David Ehrenreich, cientista de projeto do satélite da Universidade de Genebra, na Suíça. "Os resultados até agora são bons".

O CHEOPS foi projetado para detectar exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) em trânsito e caracterizá-los. A sonda "fará observações de alta precisão do tamanho do planeta quando passar na frente de sua estrela hospedeira", de acordo com uma descrição da missão dada pelos funcionários da ESA.

"Ele se concentrará em planetas na faixa de tamanho de Netuno, fazendo uma caracterização para a compreensão desses mundos alienígenas", afirmou a equipe de cientistas do CHEOPS.

 

Via: Space

 

 

Satélites Telescópio ESA agência espacial europeia CHEOPS satélite
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você