Sonda europeia faz sua primeira passagem próxima ao Sol

Solar Orbiter (SolO) chegou a 77 milhões de km de nossa estrela. Ao longo de sua missão, a distância deve ser reduzida para 43 milhões de km

Rafael Rigues 15/06/2020 10h51
Solar Orbiter vai passar por cauda de cometa morto
A A A

A sonda europeia Solar Orbiter (SolO) chegou neste domingo (14) à sua menor distância até o Sol desde o lançamento, cerca de 77 milhões de km. Isso a coloca entre as órbitas de Mercúrio e Vênus. É pouco mais da metade da distância entre nós e nossa estrela, que é de 149 milhões de km em média.


Até hoje, apenas cinco espaçonaves chegaram mais perto do Sol. Mariner 10 (lançada em 1973), Helios 1 e 2 (em 1974 e 1976), Messenger (em 2004) e a Parker Solar Probe (em 2018). Mas com o passar do tempo, a SolO se aproximará ainda mais, com uma distância de apenas 43 milhões em km em alguns momentos.

Montada no Reino Unido pela Airbus, a SolO foi lançada em 10 de fevereiro deste ano. Durante os últimos quatro meses engenheiros fizeram uma inspeção rigorosa de todos os seus sistemas e dos 10 instrumentos a bordo.

A fase científica da missão deve começar em 2021, quando todos os instrumentos estarão em operação. Um deles, entretanto, já está em uso: é o magnetômetro, usado para medir o campo magnético no vento solar.

Isso foi feito para que medições pudessem ser comparadas com as de outra sonda, a BepiColombo, que estava retornando à Terra em abril. Com isso, os cientistas tiveram uma oportunidade de medir o vento solar em dois locais diferentes do espaço ao mesmo tempo.

O próximo grande evento na missão SolO é o sobrevoo de Vênus, que deve acontecer no final de dezembro. A espaçonave deve passar a 500 mil km da superfície do planeta.

Fonte: BBC

espaço missão espacial nave espacial sonda espacial Sol espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você