Tripulação da Soyuz MS-16

Soyuz MS-16 levará três astronautas à ISS. Saiba como assistir

Rafael Rigues 08/04/2020 09h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Lançamento será transmitido ao vivo, via internet, às 05:50 da manhã (horário de Brasília)

Nesta quinta-feira (9), uma espaçonave russa irá decolar de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional levando três astronautas que compõem a segunda metade da “Expedição 62”. E se você acordar bem cedinho, poderá ver tudo ao vivo, pela Internet.


O lançamento da missão Soyuz MS-16 ocorrerá às 05:50 da manhã de quinta-feira, horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pelo site Space.com. Missões tripuladas à ISS ocorrem a cada seis meses, como parte da rotação da tripulação, mas esta tem um “extra”: será a primeira lançada por um foguete Soyuz 2.1a.

O Soyuz 2.1a não é um foguete novo: seu primeiro vôo foi em 2004. Mas será a primeira vez que ele terá uma tripulação à bordo. Em comparação ao Soyuz-FG usado anteriormente, a versão 2.1a tem um sistema de controle de vôo e telemetria totalmente digital, que permite o lançamento de cargas mais compridas e pesadas. Desde 2004 foram lançados 101 foguetes Soyuz 2.1a, com 94 sucessos, 4 falhas totais e três parciais.

Normalmente os familiares dos astronautas podem acompanhar o lançamento a partir do cosmódromo de Baikonur, mas desta vez, como precaução devido à pandemia de Covid-19, a tradição foi suspensa.

Com a chegada de Chris Cassidy, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, a ISS terá seis astronautas a bordo até o dia 16 de abril, quando a espaçonave anterior, Soyuz MS-15, irá retornar à Terra trazendo a bordo os astronautas Jessica Meir, Oleg Skripochka e Andrew Morgan, que decolaram em setembro passado. O evento também será transmitido via internet.

Nasa Estação Espacial Roscosmos ISS Estação Espacial Internacional astronauta
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você