SpaceX coloca novo protótipo da Starship na plataforma de lançamento

SN6 assumiu o lugar da SN5 nas instalações da empresa em Boca Chica, no Texas; voo pode acontecer em breve

Rafael Rigues 13/08/2020 09h08
Starship SN6
A A A

A SpaceX colocou um novo protótipo de Starship, o SN6, na plataforma de lançamento em suas instalações em Boca Chica, Texas. Isso significa que a empresa pode estar se preparando para um novo teste de voo em baixa altitude, conhecido como "salto", em breve.


Segundo o site Teslarati, a Starship SN5, que voou na semana passada, foi transportada de volta ao prédio onde é feita a montagem dos veículos, onde será inspecionada e reformada para um novo voo. Em seu lugar na plataforma de lançamento foi colocada a SN6, um modelo quase idêntico, salvo pequenas modificações.

Antes que possa decolar, a nova Starship deverá passar por uma série de testes. O primeiro é o de pressurização com nitrogênio em temperatura ambiente, usado para detectar vazamentos e confirmar o funcionamento das linhas de combustível. Em seguida é feito um teste criogênico, com nitrogênio líquido em temperaturas próximas de zero e simulando o empuxo de 250 toneladas do propulsor raptor.

Depois de passar nestes testes a SN6 poderá receber o propulsor, e passar por mais um ensaio geral "molhado" (WDR, Wet Dress Rehearsal), quando combustível (uma mistura de metano e oxigênio líquido conhecida como Methalox) é transferido aos tanques pela primeira vez. Segue-se um teste de pré-ignição e, por fim, um "disparo estático", quando o propulsor é acionado por um curto período de tempo, com a espaçonave presa ao solo.

Ainda não há uma data para quando serão iniciados os testes com a SN6. Antes deles a SpaceX notifica as autoridades locais de Boca Chica e solicita o fechamento de estradas próximas, o que ainda não aconteceu. Entretanto, isto pode ser feito com apenas um dia de antecedência, se necessário.

Segundo Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, o objetivo é continuar realizando com a Starship "até que eles se tornem rotina". Mas a empresa já está de olho em um prêmio maior: o primeiro voo orbital, algo que segundo executivos pode acontecer "ainda neste ano".

Fonte: Teslarati

espaço spaceX missão espacial nave espacial Starship espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial turismo espacial corrida espacial viagem espacial
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você