Starlink

SpaceX irá lançar mais 60 satélites do sistema Starlink

Rafael Rigues 11/11/2019 10h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com este lançamento 1% da estrutura inicial da rede, que deve entrar em operação em 2020, estará em órbita

A SpaceX irá lançar na manhã desta segunda-feira, a bordo de um foguete Falcon 9, mais 60 satélites de sua constelação Starlink. Este será o quarto vôo do foguete, que já foi usado para lançar três outros satélites para clientes comerciais, e o primeiro vôo da SpaceX com uma carenagem, peça que protege a carga na ponta do foguete, reutilizada.


O lançamento será transmitido no canal da empresa no YouTube, com início da transmissão programado para as 11:56 (horário de Brasília).

Atualmente há 62 satélites Starlink em órbita, e o lançamento de hoje, se bem sucedido, irá dobrar o tamanho da constelação. Ainda assim, é apenas 1% do total de 12.000 satélites na configuração inicial do sistema, projetado para levar acesso à internet em alta velocidade para todo o planeta.

Em Outubro, Elon Musk enviou o primeiro Tweet através de uma conexão via Starlink. A expectativa é que a Starlink comece a oferecer serviços comerciais em 2020, e a SpaceX está confiante no sucesso de seu sistema: a empresa pediu autorização para lançar mais 30 mil satélites, além dos 12 mil iniciais, para aumentar ainda mais a cobertura.

Os planos da Starlink estão sendo criticados pelos astrônomos, já que os satélites refletem a luz do sol e aparecem no céu como estrelas muito brilhantes que se movem rápido, o que pode prejudicar as observações astronômicas.

Para mitigar o problema a SpaceX moveu os satélites para óbritas mais altas, onde não podem ser vistos pela maioria da população, mas ainda assim são visíveis em locais com céus escuros.

Fonte: SpaceX

Banda Larga Satélites spaceX elon musk Banda larga starlink Starlink
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você