Super Terra é encontrada orbitando estrela próxima ao Sistema Solar

Planeta fica a 'apenas' 4,2 anos-luz de distância

Guilherme Preta, editado por Matheus Luque 16/01/2020 11h03
Sistema planetário Proxima Centauri
A A A

Em 2016, os astrônomos encontraram um planeta potencialmente habitável chamado “Proxima b” ao redor da estrela chamada Proxima Centauri, que fica a "apenas" 4,2 anos-luz da Terra. Agora, os pesquisadores encontraram um segundo sinal que acreditam pertencer a uma super Terra orbitando a mesma estrela, aumentando o potencial deste sistema planetário.


Proxima Centauri é a estrela mais próxima ao nosso Sol. Além disso, é uma estrela anã vermelha de baixa massa, conhecida como anã da classe M, e está perto da estrela binária brilhante Alpha Centauri AB. Todas essas estrelas estão dentro da constelação de Centauro, que não pode ser vista a olho nu.

O planeta recém-descoberto, o “Proxima c”, é provavelmente uma super Terra com uma massa maior que a da Terra, mas menor que a de Urano e Netuno. Os pesquisadores estimam que ela complete uma órbita de Proxima Centauri a cada 5,2 anos terrestres. O primeiro planeta encontrado, o “Proxima b”, é seis vezes menor e está 30 vezes mais próximo da estrela, o que o torna mais quente. Além disso, é 1,3 vezes o tamanho da Terra e orbita sua estrela a cada 11,2 dias. Apesar de estar mais próximo da sua estrela se comparado a Mercúrio em relação ao Sol, possui temperatura adequada para água líquida, já que Proxima Centauri é mais fria que nossa estrela.

Embora esteja em uma zona desse tipo, o "Proxima b" não é necessariamente habitável. A radiação que enfrenta provavelmente afetou elementos-chave para vida, como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. O planeta recém-descoberto é intrigante. Segundo os pesquisadores, mais estudos podem revelar como os planetas de baixa massa se formam em torno de estrelas de baixa massa. E o "Proxima c" em particular vai contra a teoria típica da formação de super Terras.

Este planeta está além da “linha de neve” do sistema, o que sugere que qualquer água no planeta estaria congelada. As super Terras normalmente se formam perto deste linha, não além. Segundo Mario Damasso, autor do estudo, "a formação e a história evolutiva são um assunto digno de uma investigação mais profunda”.

A missão Gaia da Agência Espacial Europeia, que está criando uma missão 3D da Via Láctea, pode ajudar a refinar o sinal do segundo planeta e fornecer mais respostas no futuro. “Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, e essa detecção o tornaria o sistema multiplanetário mais próximo de nós”, disse Del Sordo.

Via: CNN

Terra espaço planeta Estrelas Sol Planetas Sistema Solar planeta terra Ciência&Espaço
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você