Ovo em pé

Teste do ovo em pé viraliza durante eclipse do 'anel de fogo'

Cesar Schaeffer 26/12/2019 09h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Centenas de pessoas compartilharam vídeos e fotos dos seus experimentos do 'ovo em pé' durante o raro eclipse anular do Natal

Diz uma velha "teoria científica popular" que um ovo se sustentará “em pé” quando a lua obscurecer o Sol durante o equinócio da primavera. A explicação? O aumento da gravidade na Terra durante o fenômeno.


Embora a teoria tenha sido desmascarada há muitos anos, isso não impediu que muita gente fizesse o teste do ovo nesta quinta-feira (25). Muitos usuários das redes sociais na Ásia o no Oriente Médio - onde o raro eclipse anular foi visto - rechearam as redes com fotos e vídeos de "ovos em pé" (ou a melhor tentativa disso).

Reprodução

Vídeos compartilhados mostraram alguns usuários conseguindo equilibrar os ovos em diferentes superfícies, incluindo cascalho, uma janela e uma placa durante o eclipse do "anel de fogo".

Chong Hon Yew, físico aposentado da Universidade de Ciência da Malásia, disse que não há qualquer evidência para apoiar a teoria. "Você pode fazer o mesmo experimento amanhã, antes ou depois do eclipse - é fácil fazê-lo", disse Chong. "Mas é um truque divertido fazer (durante um eclipse) para atrair jovens interessados ​​em ciência e astronomia".

O eclipse anular de quinta-feira - que ocorre quando a lua cobre o centro do sol, mas deixa suas bordas visíveis para formar um anel - também foi visível na Arábia Saudita, Cingapura, Índia e Sri Lanka.

Reprodução

Fonte: Reuters

Ciência video Ciência&Espaço teoria
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você