Buraco negro adormece por falta de alimento

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 04/08/2020 20h12
Buracos Negros Colidem
Clique aqui para assistirBuraco negro adormece por falta de alimento
A A A

Buracos negros são conhecidos por se alimentarem de tudo o que está a seu alcance. E quando não há comida suficiente, eles adormecem. Foi o que aconteceu com o buraco negro supermassivo do aglomerado de galáxias SpARCS1049, que produz estrelas a uma velocidade 300 vezes maior que a Via Láctea.

O principal palpite dos pesquisadores é que, pelo fato de a galáxia central estar longe da região mais densamente compactada, o buraco negro ficou sem sua fonte de energia. Julie Hlavacek-Larrondo, da Universidade de Montreal, comparou a situação com o ditado de que “quando o gato está longe, os ratos fazem a festa”. O gato, aqui, seria o buraco negro, que está quieto, e os ratos, as estrelas, que estão muito ocupadas.

A descoberta da situação inusitada pode ser mais uma pista de como era o ambiente no universo primitivo, quando a taxa de formação estelar era alta.

buraco negro Estrelas
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você