Ciência e Espaço

Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientistas descobrem como produzir oxigênio da poeira lunar

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 20/01/2020 20h12

Cientistas da Agência Espacial Europeia, a ESA, afirmam ter encontrado uma maneira de produzir oxigênio a partir de poeira lunar. Amostras de poeira da Lua têm entre 40% e 45% de oxigênio em peso, de acordo com a ESA. A equipe acabou de abrir uma fábrica de oxigênio em um laboratório do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial, na Holanda.

Segundo os cientistas, adquirir oxigênio a partir de recursos encontrados na Lua seria extremamente útil para futuros moradores, tanto para respirar quanto para a produção local de combustível de foguete. O sistema utilizado pelos cientistas mistura regolito lunar simulado com sal de cloreto de cálcio derretido. A mistura é aquecida até 950° C e recebe uma corrente para que libere oxigênio. Esse processo é chamado de eletrólise de sal derretido e tem outro subproduto útil: as ligas metálicas.

Os cientistas também investigam aplicações para fazer o melhor uso dessas ligas na Lua. A equipe busca projetar uma fábrica que possa ser operada na Lua em meados da década de 2020.

Lua agência espacial europeia cientistas oxigênio agência espacial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você