Missão oficial para desviar rota de asteroide

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 03/12/2019 20h11
Hera
Clique aqui para assistirMissão oficial para desviar rota de asteroide
A A A

A Agência Espacial Europeia, a ESA, aprovou oficialmente a missão Hera, que vai avaliar os resultados do Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides (DART) da Nasa. A sonda da Nasa vai colidir com o “Didymoon”, o satélite natural de 165 metros de largura que orbita o Didymos, uma rocha espacial de 775 metros.

Enquanto isso, os telescópios aqui na Terra vão documentar como o impacto afeta Didymoon e sua órbita, ajudando os pesquisadores a avaliar a eficácia da estratégia de desvio de asteroides por impacto. O lançamento da missão da Nasa que vai colidir com o asteroide será no dia 9 de julho de 2021, com o foguete SpaceX Falcon, e deve alcançar o sistema de dois asteroides Didymos em outubro de 2022. Já a missão da Agência Espacial Europeia, que vai avaliar os resultados da colisão da missão da Nasa, deverá ser lançado apenas em 2023 ou 2024, chegando ao sistema Didymos dois anos depois.

Nasa espaço Asteroide ESA
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você