Compartilhe com seus seguidores
A A A

Nova molécula é capaz de captar energia solar com mais eficiência

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 22/01/2020 20h12

Pesquisadores desenvolveram pela primeira vez uma molécula única que pode absorver energia de todo o espectro visível da luz do sol e agir como catalisador para produção de hidrogênio, combustível limpo que pode ser usado como alternativa ao petróleo e derivados.

A molécula, chamada de ródio, é capaz de absorver 50% mais energia do que as células solares atuais. Durante a pesquisa, os cientistas usaram LEDs simulando a luz solar para iluminar uma solução ácida contendo o catalisador. Como resultado, hidrogênio foi produzido.

A pesquisa está em seus estágios iniciais, e muito trabalho ainda precisa ser feito para que seus resultados sejam colocados em uso prático. O ródio é um metal raro, e a produção de catalisadores a partir dele é cara. A equipe estuda formas de aprimorar a molécula, para que produza hidrogênio por mais tempo, ou a criação de catalisadores a partir de materiais mais baratos.

Energia Solar Energia Carro hidrogênio Sol energia renovável
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você