Compartilhe com seus seguidores
A A A

Rede Galileo fora do ar

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 15/07/2019 20h07

Muita gente pode não se lembrar, mas os smartphones mais modernos podem usar até 4 redes diferentes de satélites. A mais conhecida delas é o GPS – a constelação de satélites criada pelos norte-americanos. A outra é Russa – e havia sido iniciada ainda durante o período de existência da União Soviética – e se chama Glonass. A terceira é a Beidou, chinesa. A quarta é da União Europeia, e se chama Galileo. Porém, apesar de ser bancada pelo bloco econômico, a Galileo pode ser considerada o patinho feito da história – com um retrospecto cheio de problemas e com um índice de utilização bem menor que as outras três redes.Aliás, a baixa relevância da Galileo ficou patente nos últimos dia.

A rede está fora do ar desde a última sexta-feira. Segundo técnicos da Agência Europeia, por conta de problemas relacionados à infraestrutura terrestre. Ou seja, o problema não está nos 26 satélites, mas sim em algum ponto da sua rede na Terra. O detalhe é que o FCC – órgão norte-americano responsável pela regulação das telecomunicações – havia homologado a Galileo recentemente para uso em smartphones de empresas dos Estados Unidos.

GPS Smartphones Satélites Europa smartphone navegação por satélite
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você