Satélite russo explode no espaço

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 15/01/2020 20h12
Satélite
Clique aqui para assistirSatélite russo explode no espaço
A A A

Um satélite militar russo desapareceu de órbita em dezembro e um especialista norte-americano acredita que ele possa ter explodido. O satélite foi lançado em dezembro de 2013 como “carga não declarada” a bordo um lançador Rokot, junto com outros três satélites militares, e posteriormente recebeu a designação Kosmos-2491.

Sua missão, nunca detalhada, aparentemente se encerrou em 2014 e o Kosmos-2491 permaneceu em silêncio desde então. Mas às 10:21 do dia 23 de dezembro de 2019 ele fez uma manobra súbita, acelerando a 1,5 m/s, e então desapareceu dos radares. Em seu lugar, dez novos objetos classificados como “lixo espacial” foram encontrados.

Analistas norte-americanos acreditam que se tratava de um “satélite assassino”, projetado para espionar, ou destruir, outros veículos em órbita. Entretanto, a alegação foi negada por Oleg Ostapenko, diretor do programa espacial russo, durante uma coletiva de imprensa em 2014.

Satélites espaço Russia militar tecnologia militar espaçonave espaçonaves lixo espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você