Ciência e Espaço

Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sonda da Nasa volta a funcionar a 20 bilhões de quilômetros

Roseli Andrion 10/02/2020 20h12

Depois de uma pane que sobrecarregou seus sistemas de alimentação de energia, a sonda espacial Voyager 2, lançada em 1977, voltou a funcionar. Agora, ela envia dados coletados do espaço interestelar, a 18,5 bilhões de quilômetros da Terra.

A Nasa diz que os instrumentos científicos da sonda, que haviam sido desligados quando ela entrou em modo de proteção há duas semanas, foram reativados. A sonda não executou uma manobra programada para calibrar seu magnetômetro interno. Com isso, dois sistemas com alto consumo de energia ficaram ligados ao mesmo tempo, o sistema de proteção foi ativado e a espaçonave desligou seus instrumentos científicos.

Em razão da distância entre a Voyager 2 e a Terra, foram necessários vários dias para que o problema fosse diagnosticado e corrigido. Atualmente são necessárias 34 horas para completar um comando na Voyager 2: 17 horas para enviá-lo e mais 17 horas para ouvir a resposta.

Nasa espaço voyager 2
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você