física quântica criptografia
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Computação Quântica - O próximo Shift !

Wagner Sanchez 12/02/2019 17h06

A computação quântica baseia-se em sobreposições de valores, ampliando as probabilidades que atualmente temos com o sistema binário.

A evolução exponencial da tecnologia nos leva a acreditar que já estamos diante de uma nova tendência tecnológica factível, que deve impactar radicalmente os sistemas computacionais que conhecemos atualmente. Estou falando da computação quântica!

O conceito não é novo. As primeiras iniciativas datam do início da década de 1980, quando pesquisadores já afirmavam que seria possível estabelecer uma computação que fosse além de zeros e uns.

A computação quântica baseia-se em sobreposições de valores, ampliando as probabilidades que atualmente temos com o sistema binário. Para ficar mais fácil de entender vamos tomar como exemplo o sistema binário que tem as seguintes combinações possíveis:  00 ,  01 , 10  e 11. Pensando em uma computação quântica, a quantidade de combinações se elevam, porque os "bits quânticos", ou qubits, não possuem apenas dois estados (0 e 1), mas uma infinidade deles entre 0 e 1. Podemos dizer, de forma simplista, que a computação quântica irá considerar o “mais ou menos”.

Os grandes players da tecnologia já estão investindo fortemente nesta tendência. A Microsoft, por exemplo, já desenvolveu a linguagem chamada Q-sharp que irá suportar o desenvolvimento de sistemas para computadores quânticos. Segundo a empresa, já foram feitos dezenas de milhares de downloads do kit de desenvolvimento.

A IBM, por sua vez, apresentou o Q System One - primeiro computador comercial quântico - durante a CES 2019 em Las Vegas, afirmando que as empresas podem usar processamento quântico em suas aplicações.

As grandes organizações também estão de olho em novas oportunidades e já começam a investir nesta tendência. A Volkswagen se juntou à IBM e desenvolveu um sistema quântico que consegue entregar respostas mais rápidas e eficientes em relação ao volume de tráfego e disponibilidade de transportes públicos. O protótipo rodou com sucesso na cidade de Lisboa.

A computação quântica deve acelerar algumas áreas carentes de vigor tecnológico, tais como Biohacking, Defesa Cibernética, Agrotech, tornando o campo mais eficiente por metro quadrado, aumentando a eficiência de previsões complexas (como por exemplo de desastres naturais), bem como colaborando com cura de doenças tais como câncer e Alzheimer. 

Podemos comparar os impactos da computação quântica em nossas vidas com os impactos que sofremos com o surgimento da Internet. Inúmeras oportunidades surgirão, tanto para profissionais de TI quanto para as empresas que poderão sair à frente e entregar aos seus clientes produtos, serviços e experiências nunca antes pensadas.

Preparem-se para este admirável mundo novo, de novo.

computação quântica
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você