É possível que o novo coronavírus seja transmitido pela fala?

De acordo com Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, essa possibilidade existe

Luiz Nogueira, editado por Fabiana Rolfini 06/04/2020 11h05
Coronavírus
A A A

De acordo com Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças infecciosas e conselheiro do presidente Donald Trump, parece possível que o novo coronavírus seja transmitido através da fala e até mesmo da respiração.


A declaração, feita na última sexta-feira (3) ao canal Fox News, pode explicar as altas taxas de infecção da doença, já que, aparentemente, pessoas assintomáticas são as responsáveis por uma grande parte dos casos confirmados. "O vírus realmente pode ser transmitido inclusive quando as pessoas simplesmente falam, não apenas quando tossem ou espirram", disse.

Em carta enviada à Casa Branca, academias de ciências norte-americanas detalham resultados científicos preliminares, que indicam a possibilidade de transmissão do vírus pelo ar, e não somente pelas gotas expelidas em um espirro diretamente no rosto de outras pessoas ou superfícies.

Citando quatro estudos, o documento destaca que ainda é necessário entender todos os riscos de infecção pela doença, mas que "os trabalhos de pesquisa disponíveis atualmente aumentam a possibilidade de que o Sars-Cov-2 possa ser transmitido pelos bioaerossóis gerados diretamente pela expiração dos pacientes".

Descobertas

Em uma pesquisa, cientistas da universidade de Nebraska encontraram resquícios do código genético do vírus em locais em que pacientes ficavam isolados. Vale lembrar que encontrar partes do código não significa necessariamente encontrar o vírus completo, que pode infectar pessoas que entrarem nesses locais.

Além disso, pesquisadores da universidade de Hong Kong observaram que o uso de máscaras pode reduzir a quantidade de vírus expirados pelos pacientes. Por fim, estudiosos em Wuhan coletaram amostrar de ar em instalações hospitalares por toda a cidade e descobriram que havia alta concentração do vírus circulando livremente, principalmente nos banheiros e nos locais em que pessoas que cuidam dos infectados removem equipamentos de proteção.

Considerando esses resultados, o governo dos EUA está prestes a recomendar o uso de máscaras para toda a população. Ainda não há informações sobre as circunstâncias de uso e nem de sua obrigatoriedade.

Via: AFP


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



estudo EUA doença cientistas coronavirus covid19
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você