eduardo pazuello

Após críticas, Ministério da Saúde voltará a divulgar total de casos e óbitos por Covid-19

Renato Santino 08/06/2020 22h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pasta havia mudado formato do boletim diário para revelar apenas os números confirmados em 24 horas, ocultando o acumulado

Após a polêmica dos últimos dias, o Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) que voltará a divulgar o total de casos e óbitos da Covid-19, e não apenas o acumulado das últimas 24 horas. A pasta também anunciou que passará a divulgar os dados às 18h após críticas de que o atraso para 22h fora implementado para evitar os telejornais noturnos.


Apesar de voltar a disponibilizar os dados completos, o ministério diz que mudará a forma de divulgação. O foco passará a ser os óbitos que realmente aconteceram ao longo das últimas 24 horas, e não os que foram registrados ao longo do dia, como aponta a Folha de S. Paulo.

Como o Olhar Digital já mencionou algumas vezes, a maioria esmagadora dos óbitos divulgados em um dia acontecem em outras datas prévias, muitas vezes com semanas de atraso. Com essa mudança, o ministério deve reduzir drasticamente o número de mortes divulgadas diariamente.

Desta forma, os óbitos por Covid-19 que já aconteceram, mas ainda não foram confirmados, passarão a ser adicionados ao total de mortes, mas não farão parte da contagem diária. Eles também serão distribuídos em gráficos que mostrem as fatalidades pelos dias de ocorrência.

Junto das novas medidas, o Ministério da Saúde anunciou uma nova plataforma interativa para o acompanhamento dos dados da pandemia que deve entrar no ar nesta terça-feira (9).

Por fim, Élcio Franco, secretário-executivo do ministério, afirma que não deverá haver a recontagem de mortes por Covid-19, porque essa era uma ideia de Carlos Wizard, convidado para se tornar assessor especial da pasta, mas que optou por desistir da função durante o fim de semana.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



coronavirus covid19
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você