O Brasil pode chegar a 4 mil casos confirmados do novo coronavírus nos próximos 15 dias, e passar dos 30 mil em 21 dias. Essa é a projeção feita pelo Instituto Pensi (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) do Hospital Infantil Sabará.

O relatório foi feito com base na análise da evolução da doença em países como Coreia do Sul, Itália e Irã. De acordo com o instituto de pesquisa clínica em pediatria, a partir dos 50 casos a epidemia evolui de maneira semelhante. O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (11) o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, que chegou a 52.

publicidade

O novo coronavírus cresce em ordem de 10 vezes a cada 7,2 dias, em média. Desde o final do ano passado até agora, já foram confirmados mais de 122 mil casos no mundo inteiro, com mais de 80 mil na China (onde a contaminação vem caindo) e mais de 12 mil na Itália (onde vem crescendo, e de onde vieram os primeiros infectados para o Brasil).

O documento técnico, elaborado para contribuir para a análise e tomada de decisão para o enfrentamento da pandemia – como recentemente foi classificada pela Organização Mundial da Saúde – ainda alerta para a necessidade de criação de novos leitos hospitalares no Brasil. Se a doença evoluir aqui como o faz em outros países, o País pode necessitar de 2.100 novas vagas, sendo 525 em UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

publicidade

Via: Folha de S. Paulo