Brasil registra primeiro caso de Covid-19 com transmissão entre estados

Mulher de Porto Alegre havia viajado a São Paulo e foi diagnosticada com o novo coronavírus

Renato Santino 17/03/2020 21h30
Coronavírus na USP
A A A

Foi confirmado nesta terça-feira (17) o primeiro caso de contágio interestadual do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. A informação divulgada pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após uma paciente que havia viajado para a capital paulista ser diagnosticada com a Covid-19 após apresentar sintomas da doença.


Tanto ela quanto seu marido haviam ido a São Paulo por motivos profissionais no dia 6 de março, quando o país registrava apenas 13 casos e ainda não havia qualquer restrição da circulação de pessoas em vista. Por trabalhar com reparos de smartphones, eles estavam lidando com dificuldade de encontrar peças em sua cidade natal, muito provavelmente em decorrência do fechamento das fábricas chinesas para contenção do vírus.

Eles andaram por regiões de comércio popular com grande circulação de pessoas em SP. Como relata a BBC Brasil, o casal andou pelo Brás, pela Consolação e pela Avenida Paulista. Eles só retornaram a Porto Alegre no domingo, dia 15, quando o número de casos confirmados já havia passado dos 150.

O marido da mulher infectada também procurou atendimento por apresentar sintomas da Covid-19, mas seu teste resultou negativo para o novo coronavírus.

Até o momento, o Brasil não havia registrado qualquer tipo de transmissão entre estados. A paciente não sabe de quem contraiu o vírus, e o Hospital das Clínicas reforça que é pouquíssimo provável que o contágio tenha acontecido no Rio Grande do Sul, onde só há 6 casos confirmados até o momento.

Enquanto isso, São Paulo se tornou o epicentro da doença no Brasil. O site do Ministério da Saúde lista 164 casos confirmados até a noite desta terça-feira (17). O estado também o único a ter uma vítima confirmada como decorrência do novo coronavírus: um homem de 62 anos que já tinha histórico de doenças.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você