Coronavírus: agência federal dos EUA autoriza testes com anticorpos

Apesar de ágil, método não é eficaz para identificar quem está com a doença, mas apenas quem já a contraiu

Nina Gattis, editado por Liliane Nakagawa 02/04/2020 18h50
coronavírus
A A A

A Food and Drug Administration (FDA), agência federal dos Estados Unidos responsável por proteger a saúde pública, autorizou um teste para Covid-19 feito a partir de anticorpos do sangue. O único método utilizado até então detectava o vírus em secreções coletadas do nariz e da garganta de possíveis infectados.


O novo exame, produzido pela empresa de biotecnologia Cellex, utiliza sangue coletado diretamente da veia de pacientes, ou seja, o procedimento não pode ser realizado em consultórios médicos, apenas em laboratórios certificados. O resultado fica pronto em apenas 15 a 20 minutos.

Apesar da agilidade, o teste pode não ser completamente eficaz. Ainda que o sistema imunológico de uma pessoa infectada crie anticorpos específicos ao vírus, o processo não se dá imediatamente, podendo demorar até que o paciente já esteja totalmente curado. Portanto, o exame é mais assertivo em apontar quem já teve a Covid-19 em vez de detectar quem está acometido.

Mesmo com esse empecilho, a FDA considera que os benefícios do teste podem ser superiores aos riscos. "É razoável acreditar que seu produto possa ser eficaz no diagnóstico do Covid-19", escreveu a agência na carta em que autorizou o exame para uso emergencial.

O interesse no teste alternativo tem relação com a necessidade de se descobrir quem já teve a doença e que, consequentemente, está menos vulnerável a novas infecções pelo mesmo vírus. Além disso, os resultados ajudarão as autoridades de saúde pública a saberem quanto da população do país já contraiu o coronavírus.

Por enquanto, a taxa de testes per capita realizados nos Estados Unidos, que possui mais de 238 mil infectados, é muito inferior a de outros países, até menos desenvolvidos.

Via: The Verge


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



teste coronavirus covid19 pandemia anticorpos exame
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você