Quarentena

Covid-19: Brasil tem índice de isolamento superior a 53%, diz pesquisa

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa 31/03/2020 19h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com base em dados de localização de smartphones, taxa estima quantas pessoas seguem as recomendações de confinamento

A In Loco, empresa especializada em soluções de marketing e segurança digital, publicou na tarde desta terça-feira (31) o índice de isolamento da população de estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, em meio à pandemia do novo coronavírus.


O cálculo estima a parcela da população que adere ao regime de quarentena em cada localidade. Os dados são obtidos por meio de aplicativos capazes de detectar informações de localização de dispositivos móveis

 

A pesquisa aponta que, em 30 de março, todos os estados brasileiros apresentavam um índice de isolamento superior a 50%, com exceção de Tocantins, que registrava pouco mais 48%. Os principais destaques positivos foram Goiás e o Distrito Federal, em ambos o índice supera a marca dos 60%.

Em âmbito nacional, os dados mais recentes mostram que o índice no país varia de 53% a 57% nos dias de semana; e chegou a bater 64% em finais de semana. Os valores são calculados com uma base de dados de 60 milhões de dispositivos.

A empresa destaca que os dados são criptografados e as informações são compartilhadas sempre de forma anônima. "É possível conter o avanço da doença sem a necessidade de uma política de vigilância", diz o portal da companhia.

Bairros

Antes de anunciar o índice de isolamento dos estados brasileiros, a In Loco acertou uma parceria com a Prefeitura de Recife (PE), para avaliar a taxa de confinamento de bairros da cidade.

Na terça-feira (24), o poder público municipal esclareceu que a medida deve servir de subsídio para a prefeitura direcionar ações locais com o intuito de aprimorar as medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus.

O site da empresa ainda traz uma análise sobre o confinamento nos bairros da cidade de São Paulo, embora não ainda exista uma parceria formalizada com a prefeitura.

De acordo as informações, a capital paulista apresenta o índice de isolamento total de 57%, os bairros com melhores resultados são Raposo Tavares (78%), Sacomã (77%) e Perus (76%), já entre os bairros com menos adesão à quarentena figuram a Sé (27%), Barra Funda (31%) e Brás (32%).


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



GPS Tecnologia Geolocalização criptografia coronavirus covid19
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você