Covid-19: cientistas identificam substâncias que podem ajudar no tratamento

Medicamentos já seriam amplamente fabricados; eles atuam em uma enzima vista como fundamental na forma como o vírus se espalha pelo corpo

Daniel Junqueira 29/06/2020 16h31
Coronavírus
A A A

Um grupo internacional de pesquisadores estudou a forma como o novo coronavírus entra nas células e sequestra proteínas para conseguir se desenvolver. Os cientistas acreditam que as descobertas podem ajudar a encontrar medicamentos já existentes que sejam eficazes no combate à Covid-19.


O estudo foi realizado por cientistas de diversas partes do mundo, incluindo pesquisadores do Instituto Europeu de Bioinformática, o Grupo de Pesquisa do Instituto Quantitativo de Biociência da Escola de Farmácia da Universidade da Califórnia em San Francisco, o Instituto Médico Howard Hughes, o Instituto Pasteur, e a Universidade de Freiburgo.

Os cientistas usaram uma ferramenta chamada espectrometria de massa para analisar propriedades de moléculas e fragmentos moleculares infectados com o SARS-CoV-2, o novo coronavírus. Eles observaram como o vírus se reproduz dentro do organismo, ou seja, como ele "sequestra" proteínas para modificar a sua estrutura.

Reprodução

O que eles descobriram foi que uma enzina chamada cinase tem papel fundamental na forma como o coronavírus se espalhar pelo corpo. Eles acreditam que medicamentos que tenham alvo essas enzimas têm grande potencial de interromper a atividade do vírus e ameaça da Covid-19 - sendo, portanto, altamente indicados para o tratamento da doença.

Sete potenciais medicamentos identificados

Os pesquisadores identificaram diversos medicamentos já amplamente usados e que atuam em cima da cinase. Eles acreditam que essas drogas deveriam começar a ser testadas imediatamente em pacientes para conferir a sua eficácia - sete substâncias, dizem os cientistas, já demonstraram atividade antiviral em potencial em experimentos de laboratório.

"Nossa abordagem com base em dados para a descoberta de uma droga identificou um conjunto de medicamentos com alto potencial no combate à Covid-19, seja em conjunto com outras drogas ou por si só, e estamos ansioso para ver se eles vão ajudar nessa pandemia", explicou Nevan Krogan, diretor da Universidade da Califórnia em San Francisco.

Via MedicalXpress


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Medicina Ciência coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você