Covid-19: dispositivo monitora o ar e pode ajudar no combate à doença

Aparelho coleta dados sobre temperatura, umidade e presença de partículas potencialmente infectadas no ar de locais fechados

Luiz Nogueira 24/04/2020 12h04
SPIRI
A A A

Um dispositivo, criado pela startup Omni-Electronica, pode ser um importante aliado no combate à transmissão da Covid-19. Isso porque o aparelho, batizado de SPIRI, fornece informações sobre temperatura, umidade e presença de partículas no ar.


O SPIRI pode coletar dados, disponibilizar relatórios, emitir alertas e apresentar visualizações personalizáveis sobre a qualidade do ar do ambiente – e, consequentemente, da presença de partículas infectadas.

O produto, que já está disponível no mercado, será utilizado para verificar a presença de partículas do vírus no ar de hospitais. Isso será possível graças a um dispositivo adicional, criado para auxiliar na detecção das pequenas partículas potencialmente infectadas que podem ficar no ar desses locais.

O aparelho possui um alcance de até 100 metros entre cada ponto de monitoramento, além de oferecer baixo custa de consumo. Os resultados são apresentados aos usuários a cada dois ou três minutos.

De acordo com Arthur Aikawa, CEO da startup, em entrevista ao Jornal da USP, o aparelho faz o monitoramento do ambiente em tempo real. "Ele permite uma visibilidade e uma indicação que aquele ambiente é mais ou menos propício à contaminação cruzada e todos os outros malefícios que a má qualidade do ar tem nas pessoas que ocupam esses espaços", afirma.

Além das medições já citadas, o dispositivo possui uma capacidade chamada de multissensorial. Com isso, ele consegue detectar parâmetros mais avançados, como as concentrações de dióxido de carbono (CO2), compostos orgânicos voláteis (COVs) e material particulado (MP).

A verificação constante da qualidade do ar possibilita que providências possam ser tomadas caso anomalias sejam detectadas pelas medições do aparelho.

Uso do SPIRI

Segundo o CEO, o dispositivo já pode ser encontrado em "aeroportos, escritórios e indústrias alimentícias, onde é utilizado para avaliar e fazer a gestão da qualidade do ar". O uso do aparelho pode ser uma nova e interessante ferramenta para saber se há partículas infetadas no ar.

Via: Uol


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Tecnologia ar coronavirus covid19
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você