Coronavírus

Covid-19 é a segunda maior causa de mortes nos Estados Unidos

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa 16/04/2020 15h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Número de óbitos pelo novo coronavírus no país perde apenas para casos de doenças cardiovasculares, indica análise de jornal norte-americano

A Covid-19 já é a segunda causa que mais provoca mortes nos Estados Unidos, de acordo com reportagem do jornal norte-americano The Washington Post. A publicação comparou a quantidade de óbitos da doença registrados no país entre 6 e 12 de abril com a média semanal de mortes provocadas pelos demais fatores - essa quantidade foi calculada a partir da média de casos referentes a abril nos últimos cinco anos.


A análise apontou que o número de óbitos relacionados ao novo coronavírus perde apenas para mortes por doenças cardiovasculares: são 12.392 casos de Covid-19 contra 12.626 casos de problemas do coração. A gripe comum, por sua vez, é o nono motivo mais letal, com 1.227 vítimas fatais por semana. Confira as sete principais causas, abaixo:

  • Doenças cardiovasculares: 12.626
  • Covid-19: 12,392
  • Cancer: 11.437
  • Doenças respiratórias crônicas: 3.279
  • Acidentes: 2.911
  • Derrames e aneurismas cerebrais: 2.764
  • Alzheimer: 2.184

A reportagem destaca a evolução da pandemia do coronavírus nos Estados Unidos. Entre o início e a metade de março, a Covid-19 ainda provocava poucas mortes, menos até do que a gripe comum. No fim do mesmo mês, a quantidade de vítimas fatais por semana já se aproximava dos óbitos em decorrência de Alzheimer. No início de abril, o número ultrapassou acidentes e doenças respiratórias crônicas, até que na última semana, superou as mortes por câncer.

Especialistas apontam que a semana de 6 a 12 de abril representa o pico de infecção e mortes pela Covid-19 nos Estados Unidos. Entretanto, o artigo destaca que, na terça-feira (14), 2.369 pessoas morreram devido à doença, e outras 2.441 faleceram no dia seguinte. Nesta quinta-feira (16), o país superou o total de 31 mil óbitos e 640 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo a Universidade de Johns Hopkins.

Nova York

No recorte por cidades e estados, a Covid-19 chega a matar até cinco vezes mais que doenças cardiovasculares. Isso acontece porque a pandemia afeta mais algumas localidades do que outras. Só o estado de Nova York, por exemplo, concentra mais de 200 mil casos confirmados da doença.

Conforme os mesmos parâmetros de cálculo da análise nacional, o estado de Nova York registrou 5.226 mortes por Covid-19, frente a 870 óbitos por doenças cardíacas, e outros 670 por câncer. Já na cidade de Nova York, no mesmo período são 3.850 vítimas do novo coronavírus, 337 de problemas cardiovasculares e 244 de câncer.

No estado de Washington, por outro lado, a Covid-19 é somente a terceira maior causa de falecimentos, com 170 ocorrências, atrás de mortes relacionadas ao câncer e doenças cardíacas, com 237 e 215 óbitos, respectivamente.

Fonte: The Washington Post


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



estados unidos coronavirus covid19 pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você