Paciente em hospital

Covid-19: inteligência artificial indica chance de ter insuficiência respiratória

Rafael Rigues, editado por Fabiana Rolfini 31/03/2020 10h19
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ferramenta foi treinada com dados de 53 pacientes de dois hospitais na China

Pesquisadores dos EUA e da China desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de identificar quais vítimas de Covid-19 desenvolverão a “Síndrome do desconforto respiratório agudo” (SDRA), um tipo de insuficiência respiratória cujo tratamento requer medidas intensivas, como ventilação mecânica, e que pode ser fatal.


O algoritmo foi treinado em 53 pacientes de dois hospitais em Wenzhou, na China. Com ele, os pesquisadores descobriram três indicadores que apontam para o desenvolvimento da enfermidade com 80% de precisão: os níveis da enzima Alanina Aminotransferase (ALT), dores no corpo e níveis de hemoglobina no sangue.

Reprodução

Em contraste, sintomas que eram considerados indicadores como a aparência de “vidro fosco” em imagens dos pulmões, febre e uma intensa resposta do sistema imunológico não podem ser correlacionados com a síndrome de forma confiável. Nem a idade nem o sexo dos pacientes foram indicadores úteis, embora outros estudos tenham apontado que homens com mais de 60 anos correm maior risco.

"Foi fascinante porque muitos dos dados que a máquina usou para tomar suas decisões eram diferentes do que um clínico normalmente consideraria", disse Megan Coffee, médica e professora da Grossman School of Medicine da Universidade de Nova York e co-autora de um artigo sobre a descoberta na revista Computers, Materials & Continua.

A equipe agora busca refinar a ferramenta com dados de pacientes em Nova York e espera que esteja pronta para ser implantada em abril.

Fonte: France 24/AFP


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Medicina Inteligência Artificial IA doença tecnologia medicinal doença pulmonar coronavirus covid19 sintomas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você