Oxford prevê concluir vacina contra Covid-19 até agosto

Covid-19: Oxford prevê concluir pesquisa de vacina até agosto

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 15/05/2020 09h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Universidade aguarda resultados após 1,1 mil voluntários receberem a aplicação em abril

Dentre as várias equipes espalhadas pelo mundo que trabalham em busca de uma vacina contra a Covid-19, pesquisadores da Universidade de Oxford estão entre os mais avançados no processo. Depois de aplicar o imunizante em 1,1 mil voluntários no fim de abril, o grupo prometeu finalizar os testes da vacina até agosto.


Em entrevista, o professor de medicina da faculdade, Sir John Bell, afirmou que, se todas as etapas continuarem a dar certo, o governo britânico pode aprovar a vacina no começo de setembro e, assim, a fabricação pode ser iniciada. Atualmente, a pesquisa se encontra na fase de avaliação dos voluntários para ver se foram infectados ou não pelo novo coronavírus após receberem a aplicação.

Para descobrir se o produto desenvolvido funciona, é preciso olhar estaticamente o nível de infecção de dois grupos: um que recebeu a vacina sendo testada e outro que recebeu uma para meningite, que apresenta os mesmos efeitos colaterais.

Reprodução

“A rapidez com que nosso time tenha os números necessários depende do nível de transmissão do vírus na população”, contou Bell. Ele ainda destacou que, se a transmissões permanecerem altas, é possível ter dados suficientes em dois meses. Caso contrário, pode levar até três vezes mais tempo.

Apesar do otimismo de Bell, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) acredita que uma vacina deve levar pelo menos um ano para ser desenvolvida. O chefe do departamento de vacinas da agência, Marco Cavaleri afirmou esta semana que a EMA trabalha em 115 novos tratamentos para a Covid-19 e que alguns desses podem começar a ser utilizados ainda em 2020.

Via: O Estado de S.Paulo


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



vacinação Inglaterra vacina coronavirus covid19 pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você