Dia da Mulher: Jaqueline Góes de Jesus, especialista em vírus

A cientista, ao lado de outras três pesquisadoras, foi uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do coronavírus que chegou ao Brasil

Roseli Andrion 06/03/2020 15h03
Jaqueline Góes de Jesus, cientista
A A A

Ainda adolescente, Jaqueline Góes de Jesus escolheu a carreira de biomédica. Ela ainda nem pensava em ser cientista, mas, durante o curso, sua primeira experiência em pesquisa foi com o vírus HIV. E aí ela entendeu a importância do trabalho do pesquisador. 


Depois disso, a cientista participou do projeto Zibra. Ela percorreu o nordeste para fazer o sequenciamento do genoma do vírus de zika. Hoje, já no pós-doutorado, ela estuda dengue 2. Há alguns anos, as infecções por esse vírus vêm crescendo no Brasil e o trabalho dela é entender por que isso tem acontecido recentemente no país. 

Esse projeto levou a equipe liderada por Jaqueline no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de Sâo Paulo (USP) ao sequenciamento do genoma da variante de coronavírus identificada por aqui.

O grupo participa do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology). E essa parceria tem sido benéfica para todos os projetos desenvolvidos pelos cientistas participantes.

Jaqueline diz que fazer ciência no Brasil é muito difícil, tanto pela falta de reconhecimento quanto pela escassez de recursos. Ela comemora, porém, que mais mulheres têm escolhido essa área.

Com o sequenciamento do genoma do coronavírus em tempo recorde, a equipe ganhou mais visibilidade. Depois de todo o trabalho, as cientistas esperam receber mais recursos financeiros.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Ciência Dia da Mulher coronavirus
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você