Coronavírus

Doença respiratória causada pelo novo coronavírus é denominada COVID-19

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 11/02/2020 14h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Nome foi escolhido de acordo com normas da Organização Mundial de Saúde, que determinam que não sejam usados nomes de animais, localizações geográficas, de indivíduos ou grupos étnicos

Apesar de ter infectado mais de 43 mil pessoas e matado outras 1.018, o coronavírus responsável pela epidemia que assola a China não tinha um nome oficial até agora, sendo conhecido pela designação provisória nCoV-2019.


Isso muda a partir de hoje: a Organização Mundial de Saúde (OMS) batizou oficialmente o vírus como COVID-19. O nome é uma sigla: CO de Coronavírus (a família de vírus à qual ele pertence), VI de vírus, D de Disease (doença, em inglês) e 19 em referência ao ano em que o primeiro caso se manifestou, 2019.

O novo nome segue diretrizes internacionais, que determinam que não sejam usados nomes de animais (ex: “Gripe Suína”), localização geográfica (ex: “Gripe Espanhola”), de um indivíduo (ex: “Virus de Li Wenliang”) ou de um grupo de pessoas.

“Ter um nome importa, pois impede o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Ele também nos dá um formato padrão para usar em qualquer outra epidemia de coronavírus futura”.

Fonte: CNBC

Saúde Medicina Vírus coronavirus
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você