Europa vai barrar entrada de brasileiros após reabertura de fronteiras

Países do bloco europeu só deverão aceitar visitantes de locais que estão em situação epidemiológica similar ou melhor que a do continente

Renato Santino 11/06/2020 15h40
EUA aprovam teste rápido para Covid-19 com tecnologia de edição de genes
A A A

Aos poucos, a União Europeia começa o processo de reabertura de suas fronteiras. A partir de 1º de julho, o bloco passará a aceitar visitantes de outras regiões, mas não de qualquer uma. Viajantes de países que não tiverem a Covid-19 sob controle deverão ter sua entrada vetada no continente, como anunciado nesta quinta-feira (11).


Isso afeta diretamente os brasileiros, claro. A América do Sul é hoje o epicentro da pandemia no mundo, segundo a OMS, graças ao estado de propagação do vírus no Brasil. Neste momento, o país já tem a pior média de novos casos e mortes no mundo, superando Estados Unidos e Reino Unido.

Como relata a Folha de S. Paulo, para determinar se os moradores de um determinado país serão habilitados a entrar na Europa, o bloco pretende levar em conta três critérios:

  1. Número de novas infecções;
  2. Tendência de novas infecções;
  3. Resposta à Covid-19, levando em consideração informações disponíveis sobre aspectos como testagem, monitoramento, rastreamento de contatos, tratamento, contenção e transparência.

Para um país ser considerado seguro, ele deve estar em níveis similares ou melhores aos da União Europeia nestes três aspectos.

“Como a situação da saúde em certos países terceiros permanece crítica, a Comissão Europeia não propõe um levantamento geral da restrição de viagens nesta fase. A restrição deve ser levantada para os países selecionados com base em um conjunto de princípios e critérios objetivos”, diz o comunicado.

 


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você