Experimento em vídeo mostra como a Covid-19 se espalha rapidamente

Ao aplicar uma tinta especial em um indivíduo, os especialistas mostraram como a contaminação pode atingir várias pessoas em um ambiente fechado, como um restaurante

Renato Mota 14/05/2020 14h05
NHK Covid-19
A A A

A rede de televisão japonesa NHK conduziu um experimento para mostrar como uma pessoa infectada pode, potencialmente, contaminar uma sala inteira cheia de pessoas. A produção, desenvolvida em parceria com especialistas em epidemiologia, viralizou na Internet e por mostrar o poder de contágio da Covid-19.


No experimento, um pessoa foi designada como infectada e teve uma tinta fluorescente aplicada à mão – representando uma situação comum: cobrir a boca para tossir. Depois, um buffet foi servido livremente na sala por 30 minutos. Ao final, as luzes da sala foram apagadas e uma luz ultravioleta foi ligada, destacando os lugares potencialmente contaminados.

Nas imagens é possível ver que a tinta fluorescente se espalhou para as mãos de todos os participantes, e em três deles a substância estava no rosto. A tampa do recipiente que guardava a comida, talheres e a alça da jarra de bebidas foram alguns dos principais vetores.

Em uma versão alternativa do experimento, os cientistas montaram o buffet tomando medidas para proteger os participantes contra infecções. Pratos foram separados, as pinças foram substituídas com frequência e os clientes foram incentivados a limpar as mãos antes, durante e após a refeição.

Nesse segundo cenário, a tinta se espalhou 97% menos do que no primeiro experimento e não acabou no rosto de nenhum dos outros participantes.

Via: NHK


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Japão coronavirus epidemia covid19
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você