Coronavírus - China

Inteligência artificial alertou sobre epidemia de coronavírus com antecedência

Victor Pinheiro, editado por Cesar Schaeffer 27/01/2020 16h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sistema combina notícias, dados globais e análise humana para emitir alertas de risco de infecção pelo vírus

Uma empresa de tecnologia canadense conseguiu prever que o coronavírus chegaria a Bangkok, Seul, Taipei e Tóquio, após sua aparição em Wuhan, na China. Até a tarde desta segunda-feira (27), a epidemia já causou 81 mortes e infectou 2.700 pessoas, segundo dados oficiais. 


A BlueDot utiliza inteligência artificial para identificar, contextualizar e antecipar riscos de infecção por doenças infecciosas ao redor do mundo. A tecnologia funciona graças a um algoritmo que reúne e analisa notícias, redes oficiais de informações sobre saúde pública, dados globais de passagem aéreas e dados demográficos de vários países. 

Dessa forma, além de calcular o risco de infecção em uma determinada área, o sistema também é capaz de antecipar quando uma região pode ser afetada pela epidemia e emite alertas para  instituições governamentais e organismos ligados à saúde pública. 

BlueDot/reprodução

Além do algoritmo, a análise humana é outra parte fundamental do programa: após o sistema reunir e analisar informações automaticamente, uma equipe de epidemiologistas da BlueDot avalia a validade científica dos resultados apresentados pela máquina. As informações então são contextualizadas em relatórios enviados para dezenas de países, companhias áreas, hospitais e instituições de governo. 

De acordo com o site da empresa, o sistema de alertas foi capaz de prever a chegada do vírus Zika à Florida, nos Estados Unidos, com seis meses de antecedência. Atualmente, 12 países e uma série de hospitais na América do Norte já utilizam a tecnologia.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde China Algoritmo Inteligência Artificial coronavirus
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você