Coronavírus

Mutação do novo coronavírus pode aumentar sua capacidade de infecção

Fabiana Rolfini 15/06/2020 11h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Estudo dos EUA identificou uma densidade de espigões funcionais no vírus até cinco vezes maior devido à mutação D614G; os espigões permitem ao vírus se ligar às células e infectá-las

Uma mutação específica do novo coronavírus, batizada de D614G, pode aumentar consideravelmente sua capacidade de infectar células, segundo estudo de pesquisadores americanos do Instituto de Pesquisas Scripps Research.


A pesquisa, que está sob análise da comunidade científica, revelou que a mutação aumentou o número de “espigões” no coronavírus, parte do que lhe dá sua forma única. Estes espigões são o que permite ao vírus se ligar às células e infectá-las.

“O número – ou densidade – de espigões funcionais no vírus é 4 ou 5 vezes maior devido a esta mutação”, explicou Hyeryun Choe, um dos autores mais graduados do estudo. A análise pode explicar por que surtos iniciais em algumas partes do mundo não sobrecarregaram os sistemas de saúde tanto quanto outros surtos em Nova York e na Itália, por exemplo.

Reprodução

Novo coronavírus atacando célula humana. Foto: Instituto Oswaldo Cruz

Pesquisas anteriores mostraram que o Sars-Cov-2 está mudando e evoluindo à medida que se adapta aos hospedeiros humanos. A mutação D614G, em particular, foi assinalada como uma preocupação urgente porque parece estar emergindo como a mutação predominante.

De acordo com os cientistas, ainda não se sabe se esta mutação pequena afeta a gravidade dos sintomas das pessoas infectadas ou se aumenta a mortalidade. Por isso, mais pesquisas, incluindo estudos controlados, precisam ser feitas para confirmar suas conclusões.

Via: Reuters


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



estudo coronavirus células mutação
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você