Nasa vai financiar estudos que analisam efeito ambiental da Covid-19

Quatro pesquisas farão uso inovador de dados de satélites e outros recursos da agência para estudar o impacto ambiental, econômico e social da pandemia

Rafael Rigues, editado por Fabiana Rolfini 14/05/2020 09h48
Planeta Terra
A A A

A Nasa anunciou uma iniciativa chamada RRNES (Rapid Response and Novel Research in Earth Science, ou Resposta Rápida e Pesquisa Inovadora em Ciências da Terra). Ela vai financiar quatro estudos que farão uso inovador de dados de satélites e outros recursos da agência para analisar o impacto ambiental, econômico e social da pandemia de Covid-19.


Um dos projetos irá analisar as mudanças na qualidade do ar que tem sido vistas no mundo. O número reduzido de veículos nas estradas diminuiu sensivelmente a poluição do ar em áreas urbanas, principalmente a quantidade de dióxido de nitrogênio, emitido pelos motores a combustão. Entretanto, essa redução é desigual em regiões como a China ou Itália.

“Nosso projeto irá combinar dados de satélites com padrões climáticos, análise do tráfego e outras informações para esclarecer porque estamos vendo estes efeitos inconsistentes das quarentenas relacionadas à Covid-19 na qualidade do ar em diferentes cidades ao redor do mundo”, diz Dan Goldberg, da Universidade George Washington.

Demais estudos

Outro projeto estudará o impacto da redução da poluição do ar na atmosfera. Satélites observaram uma diminuição global em alguns tipos de poluição atmosférica, como o dióxido de nitrogênio, mas ainda não está claro quanto ela irá durar e que efeitos estas mudanças terão na química da atmosfera no futuro.

Reprodução

Black Marble, imagem composta mostrando o planeta Terra à noite feita pela Nasa

“Usando uma nova abordagem que combina dados meteorológicos e de satélite, vamos quantificar a redução nas emissões e seu impacto na química da qualidade do ar”, disse Kang Sun, da Universidade de Buffalo.

O terceiro estudo, conduzido por Maria Tzortziou e Brice Grunert, da Universidade de Nova York, vai analisar como a redução na poluição do ar impactou a qualidade da água no estuário de Long Island, perto de Nova York.

“As respostas à pandemia de Covid-19 na política socioeconômica resultaram em uma queda dramática na poluição atmosférica causada por nitrogênio em todo o globo. Ainda assim, os impactos no nitrogênio depositado no mar pela atmosfera e mudanças resultantes na ecologia aquática do litoral permanecem desconhecidos”, disse Tzortziou.

Impacto econômico e social

Além de mudanças ambientais, as medidas de combate à Covid-19 resultaram em uma alteração dramática na atividade e movimentação humana ao redor do globo.

Miguel Román, diretor de programas na Associação Universitária para Pesquisa Espacial, usará dados de luminosidade noturna, coletados por satélites, para ajudar a quantificar o impacto econômico e social desta crise, tanto local quanto globalmente. A efetividade das medidas de contenção, como ordens de quarentena, tomadas para controlar a disseminação do vírus também será analisada.

“Nossa equipe de pesquisa vem analisando imagens da Terra à noite para decifrar padrões no uso de energia, transporte, migração e outras atividades econômicas e sociais”, disse Román. “Atualmente há dados mínimos sobre como diferentes estratégias de contenção afetaram empresas e sociedades locais, e como os negócios e residentes estão respondendo a elas”.

Segundo a Nasa, os resultados destas pesquisas fornecerão informações importantes aos responsáveis pelo monitoramento, duração e recuperação desta e de futuras pandemias e desastres.

Fonte: Nasa


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Nasa coronavirus satélite covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você